Detalhe da Publicação

Início / Blog / Publicação

Adotei um gatinho e agora?
Categoria: Dicas

Adotei um gatinho e agora?

12/04/2019


Se você chegou até esse artigo é porque teve a atitude nobre de adotar. A adoção de animais é um gesto de amor, dá a eles a oportunidade de um recomeço, de uma vida saudável e feliz, bem como contribui para que seja evitada a comercialização e o abandono desses seres vivos.

Mas, agora, vamos ao que interessa: já está com sua bolinhas de pelos na mãos, não é verdade? E, se não sabe o que fazer, calma! Cuidar deles não é tão difícil e nossas dicas farão com que essa tarefa seja mais simples ainda. Confira!

• Visita ao Médico Veterinário

Essa é nossa primeira dica, que é sem dúvida o melhor conselho que podemos dar a você.

Saiba que nessa consulta terá acesso a todas as informações que o ajudarão nos cuidados especiais que o filhote precisa. É nesse momento que suas dúvidas serão sanadas e você poderá ir pra casa com seu gatinho pronto para uma vida de felicidade ao lado do seu novo companheiro, que o será por longos anos.

Na consulta terá conhecimento sobre a idade aproximada de seu filhote e receberá orientações sobre vacinação, vermifugação e também sobre o que fazer se ele estiver com pulgas, por exemplo.

Ainda, o veterinário indicará qual é o melhor momento para a castração do animal e como fazer a interação dele com outros animais da casa, se for o caso.

Então é isso: antes de levar o pet fofinho pra casa, consulte um médico veterinário!

• Alimentação específica

Esse é um cuidado importante, se o gatinho ainda não foi desmamado, poderá precisa de leite artificial, que não pode ser o de vaca ou de cabra. O veterinário o ajudará a saber qual leite deve ser ministrado se o filhote necessitar desse recurso.

Se ele for um pouco mais velho e estiver no momento ideal para começar a introduzir na alimentação deles a ração sólida, fique tranquilo, pois nesse caso há uma infinidade de opções.

Isso porque as comidas de gatos podem ser encontradas em supermercados e compradas em latas, pacotes e sachês, mas o que importa é que ofereçam uma nutrição equilibrada para eles.

Independentemente da marca ou preço, fique de olho na embalagem e escolha aquelas que específicas para filhotes.

• Água fresca sempre

Quem não gosta, não é mesmo? Ainda mais se está calor! Então, deixe água disponível para seu gatinho o tempo todo e troque a água do potinho todos os dias.

Uma boa escolha são aqueles potinhos de base larga, para não virarem toda vez que o bichano for beber água.

• Caixa de Areia

Não é preciso preocupação nessa questão, pois treinar seu filhote a usar a caixa de areia é uma tarefa bastante simples.

Faça assim: coloque a areia em uma bandeja de plástico ou uma caixa específica para isso, a areia higiênica ou sanitária. Coloque seu gatinho delicadamente na caixa de areia sempre após ele se alimentar ou acordar de um longo cochilo.

Seja paciente e dê a ele um tempo para descobrir o que deve fazer. Seguindo seus instintos, é provável que o filhote cave um buraco, faça seus dejetos e depois os enterre.

Você vai ver, logo ele estará usando a caixa de areia sem nenhum problema!

• Sono

Para dormir bem seu filhote precisa de um lugar quentinho, se sentir aconchegado. Existem caminhas de todo modelo e preços, mas seu filhote vai amar uma caixa de papelão forrada com alguns paninhos bem fofos.

A caixa não deve ser grande, se for justinha melhor, pois eles gostam de se aninhar e ficarem enroladinhos em lugares apertados.

Pronto, esses são os primeiros cuidados que deve ter com o gatinho. E, você viu a importância da visita ao Médico Veterinário, dicas de alimentação, uso da caixa de areia e do soninho do filhote.

Agora é só seguir adiante e aproveitar a vida juntos! Para que fique mais tranquilo, confira aqui nossa linha de ração exclusiva para gatos. Veja quantas opções tem a Qualis Nutrição!